quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


                 Projeto de intervenção “O Negro como Sujeito Histórico”

3º ano do Ensino Médio                    Disciplina: História            Turno: Manhã

domingo, 16 de dezembro de 2012

Fim do Império Romano - Questões


01.   O que é o cristianismo?
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02.Sobre a imagem a baixo responda.

a) O que a imagem está representando?
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b) Quem está sendo representado na imagem?
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03. (FUVEST) A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana. Indique e comente dois traços.
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04.A religião romana era essencialmente politeísta, e o culto ao imperador era de grande significado pelo fator da unidade que representava. Durante um período determinado, teve início o questionamento dessa ideia.  Esse grupo que não reconhecia a divindade do Imperador eram:
a) bárbaros invasores.
b) primeiros cristãos.
c) bons espíritos familiares.
d) escravos e estrangeiros.
e) judeus vindos da Palestina.
Parte inferior do formulário

05.Sobre os povos germânicos responda .
 a)O que são povos germânicos ?
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b)Cite nomes de povos germânicos ?
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c)Qual a importância dos povos germânicos para o fim do império romano.
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Questões Idade Média- Introdução


01. (FGV) As principais características do feudalismo eram:
a) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
c) Sociedade de ordens, economia terciária e competitiva, centralização política e mentalidade hedonista.
d) Sociedade de ordens, economia agrária e auto-suficiente, fragmentação política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.
e) Sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.
02.Caracterize a sociedade feudal.
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03.. (Vunesp) “Deus colocou o servo na Terra para trabalhar e obedecer.”
Analise os compromissos, fortemente influenciados pela ação de uma instituição feudal, vinculando-os ao enunciado proposto.
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04. (FATEC) Observe os seguintes textos.
I - "(...) nunca bebe o produto de suas vinhas, nem
prova migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo (...)"
        (Texto de um cronista do século XII)
II - "Se ele tiver ganso ou galinha gorda
Bolo de farinha de trigo em seu armário,
Tudo isso terá de ser do senhor."
            (Trecho de uma canção popular)
            (Apud Huberman, Leo - HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM.)
A classe social a que os textos se referem é:
a) o clero.
b) o servo.
c) a burguesia.
d) o proletariado.
e) a nobreza.

05. (ESPM jul08) Leia o documento que se segue e responda: Em primeiro lugar, prestaram homenagem da maneira seguinte: o conde perguntou ao seu interlocutor se queria tornar-se seu homem, sem reserva, e este respondeu: - Quero; depois estando as suas mãos apertadas pelas do conde, aquele que havia prestado homenagem fez compromisso da sua fidelidade ao ‘avant-parlier’ (porta-voz) do conde, nestes termos: — Prometo pela minha —, ser, a partir deste instante, fiel ao conde Guilherme e guardar-lhe, contra todos e inteiramente à minha homenagem, de boa fé e sem dolo; em terceiro lugar jurou o mesmo sobre as relíquias dos santos. (F.L.Ganshof. O que é Feudalismo?)
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, quem se submetia a tal juramento e uma de suas obrigações:
a) Suserano; corvéia, ou prestação de trabalho por 3 dias da semana ao senhor.
b) Suserano; banalidade ou taxas pagas pelo uso das instalações do feudo.
c) Vassalo; formariage ou taxa paga para poder se casar.
d) Vassalo; auxílio militar obrigatório durante quarenta dias ao ano.
e) Servo; auxílio financeiro para quando do casamento da filha mais velha do suserano
.
06.. (UFRS) Em relação à Igreja Católica durante o período feudal, NÃO se pode afirmar que
a) assumiu as críticas ao sistema de poder feudal, preocupada com a situação de penúria da maior parte dos servos.
b) foi a principal instituição com a função de veicular a ideologia das classes dominantes, no caso, os senhores feudais.
c) estava diretamente interessada na defesa das relações servis, na qualidade de grande proprietária de terras na Europa Ocidental.
d) apregoava ser a distinção entre senhores e servos absolutamente normal dentro de uma sociedade cristã.
e) freou os movimentos contrários às classes dominantes e combateu as heresias através da Inquisição.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Grécia Antiga: Atenas e Esparta



Atenas 

                                         

  • Fundada por Jônios-séc.X a.c

Sociedade

Eupátridas-Ocupavam cargos públicos
                  "bens- nascidos"

Metecos-Estrangeiros 

Escravos-Prisioneiros de guerra
                Escravos por dívidas

Conquistas Políticas
Drácon-621 a.c

Escreveu o primeiro código de leis de Atenas

Sólon -594 a.c

Acabou com a escravidão por dividas 

Sociedade ficou dividida pela renda censitária

Clístenes- 507 a.c

Criou a democracia-Demos(povo) e Kratos (poder)

Principais órgãos da democracia 


Assembleia do Povo (Ekklésia)

Cidadãos maiores de 18 anos , filhos de atenienses 

Conselho dos Quinhentos (Boulé)

500 cidadãos escolhidos por sorteio anualmente
Função: Preparar projetos para serem aprovados na assembleia      

Péricles

 Período de  prosperidade grega 

Ostracismo:  Expulsar da cidade por 10 anos qualquer pessoa que ameaça a democracia . 



Esparta





Fundada por Dórios

Península do Peloponeso

Cidade militar 

Sociedade

Espartanos-Descendiam dos dórios
 
Grandes e médio proprietários  de terras 

Ocupavam cargos políticos e militares 

Periecos - Descendiam de povos conquistados 

Artesanato, comercio e pequenos agricultores 

Hilotas- Escravos do estado cedido para trabalhar nas casas e nas terras dos espartanos 

                         Principais órgãos do Estado
Àpela- Assembleia 
       Os cidadãos participavam 
Gerúsia-Conselho formado por 30 anciões 

Eforato- Formado por 5 membros ,eleitos por um 1 ano

Diarquia- Dois reis 
1 rei religioso
1 rei militar 

                                  Modo de Governo
Oligarquia - Governo de poucos