sábado, 25 de maio de 2013
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Música e História -Ditadura Militar
A utilização de músicas em sala de aula é um recurso bastante proveitoso para compreensão e aprendizagem dos alunos. Com o tema " A Ditadura Militar " podemos apresentar aos nossos alunos, como a música e história andam juntas, ou seja, as construções musicais também fazem parte da construção histórica. Um exemplo é Roda Viva( Música de Chico Buarque composta nos anos de ditadura) que pode ser usada em formato de vídeo e música para a captação das emoções dos rotos das pessoas presentes nos festivais . Além da construção musical feita por Chico Buarque que pode ser interpretada junto com os textos históricos sobre a ditadura militar.
A sincronia entre as artes e a história pode ser uma nova metodologia em sala de aula. Aqui no blog serão postadas outras formas de trabalhar elementos da nossa historiografia com tecnologia diversas.
Xero
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Fim da Monarquia no Brasil
![]() |
| Navio Negreiro |
![]() |
| Chegada de imigrantes europeus |
01.Leia o poema abaixo e, a seguir, responda: "Itália, bela, mostre-se gentil e os filhos seus não a abandonarão, senão, vão todos para o Brasil, e não se lembrarão de retornar. Aqui mesmo ter-se-ia no que trabalhar sem ser preciso para a América emigrar... ...A todo momento se ouve dizer eu vou lá onde existe a colheita do café." (Citado em Zuleika Alvim, BRAVA GENTE! OS ITALIANOS EM SÃO PAULO, 1986)
a) Quais os motivos da vinda de
imigrantes italianos para o Brasil sugeridos pelo poema?
b) Por que o sonho de "fazer
a América" não se concretizou para muitos italianos?
02.As palavras a seguir foram
ditas por um diplomata inglês, no século passado: "Nossas colônias não têm
mais escravos. Por que outras áreas tropicais haverão de ter? Estamos montando negócios
na África. Por que continuar com o tráfico negreiro, que tira nossa mão de obra
de lá? Além disso, nem a servidão nem a escravidão cabem mais no mundo de hoje.
Viva o trabalho assalariado! E que os salários sejam gastos na compra das
nossas mercadorias."
a) De acordo com esse diplomata,
que interesses teria a Inglaterra em acabar com o tráfico de escravos e com a
escravidão?
b) No Brasil, que outros motivos
levaram à abolição da escravidão?
03.No século XIX, a imigração
européia para o Brasil foi um processo ligado:
a) a uma política oficial e
deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas
estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão-de-obra.
b) a uma política organizada
pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão-de-obra escrava das
regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul
do país.
c) às políticas militares,
estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a
constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de
charque.
d) à política do partido liberal
para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio
alternativo de produção, baseado em minifúndios.
e) à política oficial de
povoamento baseada nos contratos de parceria como forma de estabelecer
mão-de-obra assalariada nas áreas de agricultura de subsistência e de
exportação.
04.Sobre o fim da escravidão no
Brasil, diferencie a ação do Estado da ação dos escravos e dos abolicionistas.
"Quando, na madrugada de 15
de novembro de 1889, uma revolta militar depôs Pedro II, ninguém veio em
socorro do velho e doente imperador. A espada do Marechal Deodoro da Fonseca
abria as portas da República para que por ela passassem os republicanos
carregando um novo rei: o café de São Paulo." (Adaptado de I. R. Mattos,
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO)
a) De que maneira se explica o
isolamento político de Pedro II?
b) Por que o texto afirma que, na
República recém-proclamada, o café se tornava um "novo rei"?
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
domingo, 16 de dezembro de 2012
Fim do Império Romano - Questões
01. O que é
o cristianismo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.Sobre a imagem a baixo responda.
a) O que a imagem está representando?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quem está sendo representado na imagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. (FUVEST) A civilização ocidental contemporânea apresenta
traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana. Indique e
comente dois traços.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.A religião romana era essencialmente politeísta, e o
culto ao imperador era de grande significado pelo fator da unidade que
representava. Durante um período determinado, teve início o questionamento
dessa ideia. Esse grupo que não reconhecia a divindade do Imperador eram:
a) bárbaros invasores.
b) primeiros cristãos.
c) bons espíritos familiares.
d) escravos e estrangeiros.
e) judeus vindos da Palestina.
a) bárbaros invasores.
b) primeiros cristãos.
c) bons espíritos familiares.
d) escravos e estrangeiros.
e) judeus vindos da Palestina.
Parte inferior do
formulário
05.Sobre os povos germânicos responda .
a)O que são povos
germânicos ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Cite nomes de povos germânicos ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Qual a importância dos povos germânicos para o fim do
império romano.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questões Idade Média- Introdução
01. (FGV) As principais características do feudalismo eram:
a) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
c) Sociedade de ordens, economia terciária e competitiva, centralização política e mentalidade hedonista.
d) Sociedade de ordens, economia agrária e auto-suficiente, fragmentação política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.
e) Sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.
02.Caracterize a sociedade feudal.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.. (Vunesp) “Deus colocou o servo na Terra para trabalhar e obedecer.”
Analise os compromissos, fortemente influenciados pela ação de uma instituição feudal, vinculando-os ao enunciado proposto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. (FATEC) Observe os seguintes textos.
I - "(...) nunca bebe o produto de suas vinhas, nem
prova migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo (...)"
(Texto de um cronista do século XII)
II - "Se ele tiver ganso ou galinha gorda
Bolo de farinha de trigo em seu armário,
Tudo isso terá de ser do senhor."
(Trecho de uma canção popular)
(Apud Huberman, Leo - HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM.)
A classe social a que os textos se referem é:
a) o clero.
b) o servo.
c) a burguesia.
d) o proletariado.
e) a nobreza.
05. (ESPM jul08) Leia o documento que se segue e responda: Em primeiro lugar, prestaram homenagem da maneira seguinte: o conde perguntou ao seu interlocutor se queria tornar-se seu homem, sem reserva, e este respondeu: - Quero; depois estando as suas mãos apertadas pelas do conde, aquele que havia prestado homenagem fez compromisso da sua fidelidade ao ‘avant-parlier’ (porta-voz) do conde, nestes termos: — Prometo pela minha —, ser, a partir deste instante, fiel ao conde Guilherme e guardar-lhe, contra todos e inteiramente à minha homenagem, de boa fé e sem dolo; em terceiro lugar jurou o mesmo sobre as relíquias dos santos. (F.L.Ganshof. O que é Feudalismo?)
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, quem se submetia a tal juramento e uma de suas obrigações:
a) Suserano; corvéia, ou prestação de trabalho por 3 dias da semana ao senhor.
b) Suserano; banalidade ou taxas pagas pelo uso das instalações do feudo.
c) Vassalo; formariage ou taxa paga para poder se casar.
d) Vassalo; auxílio militar obrigatório durante quarenta dias ao ano.
e) Servo; auxílio financeiro para quando do casamento da filha mais velha do suserano
.
06.. (UFRS) Em relação à Igreja Católica durante o período feudal, NÃO se pode afirmar que
a) assumiu as críticas ao sistema de poder feudal, preocupada com a situação de penúria da maior parte dos servos.
b) foi a principal instituição com a função de veicular a ideologia das classes dominantes, no caso, os senhores feudais.
c) estava diretamente interessada na defesa das relações servis, na qualidade de grande proprietária de terras na Europa Ocidental.
d) apregoava ser a distinção entre senhores e servos absolutamente normal dentro de uma sociedade cristã.
e) freou os movimentos contrários às classes dominantes e combateu as heresias através da Inquisição.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Grécia Antiga: Atenas e Esparta
Atenas
- Fundada por Jônios-séc.X a.c
Sociedade
Eupátridas-Ocupavam cargos públicos
"bens- nascidos"
Metecos-Estrangeiros
Escravos-Prisioneiros de guerra
Escravos por dívidas
Conquistas Políticas
Drácon-621 a.c
Escreveu o primeiro código de leis de Atenas
Sólon -594 a.c
Acabou com a escravidão por dividas
Sociedade ficou dividida pela renda censitária
Clístenes- 507 a.c
Criou a democracia-Demos(povo) e Kratos (poder)
Principais órgãos da democracia
Assembleia do Povo (Ekklésia)
Cidadãos maiores de 18 anos , filhos de atenienses
Conselho dos Quinhentos (Boulé)
500 cidadãos escolhidos por sorteio anualmente
Função: Preparar projetos para serem aprovados na assembleia
Péricles
Período de prosperidade grega
Ostracismo: Expulsar da cidade por 10 anos qualquer pessoa que ameaça a democracia .
Esparta
Fundada por Dórios
Península do Peloponeso
Cidade militar
Sociedade
Espartanos-Descendiam dos dórios
Grandes e médio proprietários de terras
Ocupavam cargos políticos e militares
Periecos - Descendiam de povos conquistados
Artesanato, comercio e pequenos agricultores
Hilotas- Escravos do estado cedido para trabalhar nas casas e nas terras dos espartanos
Principais órgãos do Estado
Àpela- Assembleia
Os cidadãos participavam
Gerúsia-Conselho formado por 30 anciões
Eforato- Formado por 5 membros ,eleitos por um 1 ano
Diarquia- Dois reis
1 rei religioso
1 rei militar
Modo de Governo
Oligarquia - Governo de poucos
Assinar:
Postagens (Atom)




