sábado, 25 de maio de 2013

Dicas para o Enem








quarta-feira, 24 de abril de 2013

Música e História -Ditadura Militar

                  A utilização de músicas em sala de aula é um recurso bastante proveitoso para compreensão e aprendizagem dos alunos. Com o tema " A Ditadura Militar " podemos apresentar aos nossos alunos, como a música e história andam juntas, ou seja, as construções musicais também fazem parte da construção histórica. Um exemplo é Roda  Viva( Música de Chico Buarque composta nos anos de ditadura) que pode ser usada em formato de vídeo e música  para a captação das emoções dos rotos das pessoas presentes nos festivais . Além da construção musical feita por Chico Buarque que pode ser interpretada junto com os textos históricos sobre a ditadura militar.

      
               A sincronia entre as artes e a história pode ser uma nova metodologia em sala de aula. Aqui no blog serão postadas outras formas de trabalhar elementos da nossa historiografia com tecnologia diversas.  

Xero

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fim da Monarquia no Brasil



Navio Negreiro 



 Chegada de imigrantes europeus 


















01.Leia o poema abaixo e, a seguir, responda: "Itália, bela, mostre-se gentil e os filhos seus não a abandonarão, senão, vão todos para o Brasil, e não se lembrarão de retornar. Aqui mesmo ter-se-ia no que trabalhar sem ser preciso para a América emigrar... ...A todo momento se ouve dizer eu vou lá onde existe a colheita do café." (Citado em Zuleika Alvim, BRAVA GENTE! OS ITALIANOS EM SÃO PAULO, 1986)
a) Quais os motivos da vinda de imigrantes italianos para o Brasil sugeridos pelo poema?


b) Por que o sonho de "fazer a América" não se concretizou para muitos italianos?



02.As palavras a seguir foram ditas por um diplomata inglês, no século passado: "Nossas colônias não têm mais escravos. Por que outras áreas tropicais haverão de ter? Estamos montando negócios na África. Por que continuar com o tráfico negreiro, que tira nossa mão de obra de lá? Além disso, nem a servidão nem a escravidão cabem mais no mundo de hoje. Viva o trabalho assalariado! E que os salários sejam gastos na compra das nossas mercadorias."
a) De acordo com esse diplomata, que interesses teria a Inglaterra em acabar com o tráfico de escravos e com a escravidão?


b) No Brasil, que outros motivos levaram à abolição da escravidão?


03.No século XIX, a imigração européia para o Brasil foi um processo ligado:
a) a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão-de-obra.
b) a uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão-de-obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.
c) às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque.
d) à política do partido liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.
e) à política oficial de povoamento baseada nos contratos de parceria como forma de estabelecer mão-de-obra assalariada nas áreas de agricultura de subsistência e de exportação.

04.Sobre o fim da escravidão no Brasil, diferencie a ação do Estado da ação dos escravos e dos abolicionistas.
"Quando, na madrugada de 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs Pedro II, ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada do Marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da República para que por ela passassem os republicanos carregando um novo rei: o café de São Paulo." (Adaptado de I. R. Mattos, HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO)
a) De que maneira se explica o isolamento político de Pedro II?


b) Por que o texto afirma que, na República recém-proclamada, o café se tornava um "novo rei"?

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


                 Projeto de intervenção “O Negro como Sujeito Histórico”

3º ano do Ensino Médio                    Disciplina: História            Turno: Manhã

domingo, 16 de dezembro de 2012

Fim do Império Romano - Questões


01.   O que é o cristianismo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.Sobre a imagem a baixo responda.

a) O que a imagem está representando?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quem está sendo representado na imagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. (FUVEST) A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana. Indique e comente dois traços.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.A religião romana era essencialmente politeísta, e o culto ao imperador era de grande significado pelo fator da unidade que representava. Durante um período determinado, teve início o questionamento dessa ideia.  Esse grupo que não reconhecia a divindade do Imperador eram:
a) bárbaros invasores.
b) primeiros cristãos.
c) bons espíritos familiares.
d) escravos e estrangeiros.
e) judeus vindos da Palestina.
Parte inferior do formulário

05.Sobre os povos germânicos responda .
 a)O que são povos germânicos ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Cite nomes de povos germânicos ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Qual a importância dos povos germânicos para o fim do império romano.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questões Idade Média- Introdução


01. (FGV) As principais características do feudalismo eram:
a) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
c) Sociedade de ordens, economia terciária e competitiva, centralização política e mentalidade hedonista.
d) Sociedade de ordens, economia agrária e auto-suficiente, fragmentação política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.
e) Sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.
02.Caracterize a sociedade feudal.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.. (Vunesp) “Deus colocou o servo na Terra para trabalhar e obedecer.”
Analise os compromissos, fortemente influenciados pela ação de uma instituição feudal, vinculando-os ao enunciado proposto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. (FATEC) Observe os seguintes textos.
I - "(...) nunca bebe o produto de suas vinhas, nem
prova migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo (...)"
        (Texto de um cronista do século XII)
II - "Se ele tiver ganso ou galinha gorda
Bolo de farinha de trigo em seu armário,
Tudo isso terá de ser do senhor."
            (Trecho de uma canção popular)
            (Apud Huberman, Leo - HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM.)
A classe social a que os textos se referem é:
a) o clero.
b) o servo.
c) a burguesia.
d) o proletariado.
e) a nobreza.

05. (ESPM jul08) Leia o documento que se segue e responda: Em primeiro lugar, prestaram homenagem da maneira seguinte: o conde perguntou ao seu interlocutor se queria tornar-se seu homem, sem reserva, e este respondeu: - Quero; depois estando as suas mãos apertadas pelas do conde, aquele que havia prestado homenagem fez compromisso da sua fidelidade ao ‘avant-parlier’ (porta-voz) do conde, nestes termos: — Prometo pela minha —, ser, a partir deste instante, fiel ao conde Guilherme e guardar-lhe, contra todos e inteiramente à minha homenagem, de boa fé e sem dolo; em terceiro lugar jurou o mesmo sobre as relíquias dos santos. (F.L.Ganshof. O que é Feudalismo?)
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, quem se submetia a tal juramento e uma de suas obrigações:
a) Suserano; corvéia, ou prestação de trabalho por 3 dias da semana ao senhor.
b) Suserano; banalidade ou taxas pagas pelo uso das instalações do feudo.
c) Vassalo; formariage ou taxa paga para poder se casar.
d) Vassalo; auxílio militar obrigatório durante quarenta dias ao ano.
e) Servo; auxílio financeiro para quando do casamento da filha mais velha do suserano
.
06.. (UFRS) Em relação à Igreja Católica durante o período feudal, NÃO se pode afirmar que
a) assumiu as críticas ao sistema de poder feudal, preocupada com a situação de penúria da maior parte dos servos.
b) foi a principal instituição com a função de veicular a ideologia das classes dominantes, no caso, os senhores feudais.
c) estava diretamente interessada na defesa das relações servis, na qualidade de grande proprietária de terras na Europa Ocidental.
d) apregoava ser a distinção entre senhores e servos absolutamente normal dentro de uma sociedade cristã.
e) freou os movimentos contrários às classes dominantes e combateu as heresias através da Inquisição.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Grécia Antiga: Atenas e Esparta



Atenas 

                                         

  • Fundada por Jônios-séc.X a.c

Sociedade

Eupátridas-Ocupavam cargos públicos
                  "bens- nascidos"

Metecos-Estrangeiros 

Escravos-Prisioneiros de guerra
                Escravos por dívidas

Conquistas Políticas
Drácon-621 a.c

Escreveu o primeiro código de leis de Atenas

Sólon -594 a.c

Acabou com a escravidão por dividas 

Sociedade ficou dividida pela renda censitária

Clístenes- 507 a.c

Criou a democracia-Demos(povo) e Kratos (poder)

Principais órgãos da democracia 


Assembleia do Povo (Ekklésia)

Cidadãos maiores de 18 anos , filhos de atenienses 

Conselho dos Quinhentos (Boulé)

500 cidadãos escolhidos por sorteio anualmente
Função: Preparar projetos para serem aprovados na assembleia      

Péricles

 Período de  prosperidade grega 

Ostracismo:  Expulsar da cidade por 10 anos qualquer pessoa que ameaça a democracia . 



Esparta





Fundada por Dórios

Península do Peloponeso

Cidade militar 

Sociedade

Espartanos-Descendiam dos dórios
 
Grandes e médio proprietários  de terras 

Ocupavam cargos políticos e militares 

Periecos - Descendiam de povos conquistados 

Artesanato, comercio e pequenos agricultores 

Hilotas- Escravos do estado cedido para trabalhar nas casas e nas terras dos espartanos 

                         Principais órgãos do Estado
Àpela- Assembleia 
       Os cidadãos participavam 
Gerúsia-Conselho formado por 30 anciões 

Eforato- Formado por 5 membros ,eleitos por um 1 ano

Diarquia- Dois reis 
1 rei religioso
1 rei militar 

                                  Modo de Governo
Oligarquia - Governo de poucos