quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atividade de Compreensão do Assunto: Jânio Quadros e João Goulart

1

      



11.               Coloque V para verdadeiro e F para falso:

a.(             )Jânio quadros usava uma vassoura na campanha política , com o objetivo de varrer a corrupção no brasil.

b.(            ) Quando Jânio assumiu o governo o brasil estava rico e emprestando dinheiro para os países pobres da África.

c. (           )Jânio proibiu as brigas de galo, lança-perfume, nos bailes carnavalescos e o uso de biquínis nas praias.

d.(            ) Jânio quadros nunca manteve diplomáticas relações com personalidades comunistas.

e.(              ) Jânio foi assassinado no primeiro ano de seu mandato.

f.(               ) Com a morte de Jânio quadros João Goulart assumiu o cargo de presidente .

g.(             ) A UDN, vários chefes militares , grandes empresários nacionais e estrangeiros  em contrários a posse de Jango.

h.(            ) Os líderes do movimento estudantil eram contrários a posse de Jango.

i. (            )Jango prometeu realizar as reformas de base : agraria , administrativa , bancaria , tributaria , eleitoral e educacional.

j.(              )Jânio foi o último presidente democrático do brasil . Em 1964 deu início o período de ditadura no brasil


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Exercício sobre História da África e China Medieval





01. De acordo com o assunto trabalhado. Conceitue as imagens  citadas.





























02.Como surgiu o império do Mali
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.Título que entre os seguidores do islamismo, equivalia ao de imperador.


a) Rei
b) Príncipe
c) Mansa
d) Presidente


04.Cite características da economia malinesa.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05.Como surgiu o império do Congo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06.Coloque V para verdadeiro e F para falso:
_________ O período Tang é considerado a época de ouro a china medieval.
_________A nobreza chinesa era formada por pessoas pobres que moravam no campo.
________A seda produzida no Japão é a mesma utilizada parar construir “pipas” 
_________Os camponeses formavam a maioria da população chinesa e levavam uma vida muito difícil.
07. São regras do budismo:
a) Dormir bastante, jogar bolar e vídeo game.
b) Ter boas intenções, ser honesto, ser justo nas decisões.
c) Não respeitar os mais velhos, ser preguiçoso, ser honesto.
c) Honrar pai e mãe, não matar, não roubar.
d) Banhar 3 vezes ao dia, escovar os dentes e cortar as unhas.



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Exercícios sobre a Vinda da família real ao Brasil





Coloque V para verdadeiro e F para falso

(               )A vinda da família real ao brasil em 1808 ,deu início ao processo de independência do brasil.

(            )Portugal não incorporou elementos da vida brasileira em seu cotidiano.

(             ) A chegada do príncipe regente D. João não transformou os hábitos coloniais.

(              )Os passeios públicos corrigiram as ruas sujas do Rio de Janeiro.

(                )As administrações , em todas as capitanias procuram imitar  a cidade do Rio de Janeiro.

(             ) O resultado da súbita urbanização fora a maior aproximação do campo, o sertão , o tipo pastoril da  população e  o litoral.

(              )As lojas deram à convivência urbana o sentido nacionalista, que apressou a independência .

(              )As livrarias brasileira se tornaram o principal forma de lazer no brasil. Pois era frequente esse ramo no brasil . Todos os brasileiros tinham livros  em casa.

(             )John Luccock espantou-se no Rio  em 1810, dos movimentos hieráticos e medidos de uma população branca travada pelas convenções sociais.

(            ) O Brasil sofreu muita influência da Inglaterra. O autor acredita que o brasil pode ser considerado uma colônia inglesa por influência comercial e política associada a Portugal.

(          )Os frades brasileiros eram conhecido pela intolerância aos costumes e religiões estrangeiras.  No entanto estudavam e divulgavam a filosofia francesa por considera-la mais evoluída que as teorias inglesas.

(            )A inconfidência mineira fora uma conspiração de padres e poetas ; a Revolução  pernambucana[GC1]  , de 1817, um movimento de eclesiásticos e pedreiros livres; a agitação da independência os teve na vanguarda ; a revolução de 1824 ainda foi por eles.

 (            )O tratado de abertura dos portos a nações amigas afirma que o brasil concede a França uma taxa de 15% nos direito aduaneiros , 25% para Portugal e 30% para outros países.

(            )O Brasil importou o trabalho inglês e a ideia francesa.

(            )Transmissão da família real não tornou a colônia implicitamente independente.

(             )O Brasil , solicitado pela imitação do Paço,  pela europeização delirante das cidades, adquiriu os hábitos novos , sem se despojar dos antigos .

(              ) No Brasil o rei D. João VI concedeu títulos de nobreza   a muitos produtores e fazendeiros .

(          )As ideias políticas do brasil assemelha-se às do resto da américa onde se firmara o familialismo europeu no trabalho escravo , para formar  a sociedade rural: os homens do interior pediam liberdade para o comercio , franquias  para o seu município, privilégios para a sua autoridade natural ; e as cidades queriam liberdade para o pensamento , instrução literária e a participação do eleitor no governo.



 [GC1]Pesquisar sobre os assuntos em vermelho

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Primeira Guerra Mundial em Quadrinhos


                Vasculhando na net encontrei esse material  bem engraçado falando sobre a Primeira Guerra Mundial que pode ajudar na elaboração de aulas sobre o assunto. 
    ** Não encontrei a fonte  dos quadrinhos ... Quem souber quem criou pode comentar aqui tbm... 




quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dicas: Como retirar Virus do Pen-drive e uma Vacina

Oi !
               Quem nunca passou  pela raiva de infectar o Pen drive( na maioria das vezes nos PC's da escola) e achar que perdeu todas as provas , fichas de notas e anotações escolares ? 
                   Gente ! já passei muito por isso ... e cheguei a pagar 20 ,25 reais para o técnico tirar o vírus do Pen drive. No entanto deixei essa vida para la´! e pesquisando na "Grande Rede" encontrei algumas opções para acabar o problema . E esse vídeo me ajudou muito !!! ele mostra como retirar o vírus (RECYCLER ) e ainda nos ensina uma vacina para nunca mais sofrermos com isso !!


Espero que possa ajudar vocês  também  !!!








sábado, 25 de maio de 2013

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Música e História -Ditadura Militar

                  A utilização de músicas em sala de aula é um recurso bastante proveitoso para compreensão e aprendizagem dos alunos. Com o tema " A Ditadura Militar " podemos apresentar aos nossos alunos, como a música e história andam juntas, ou seja, as construções musicais também fazem parte da construção histórica. Um exemplo é Roda  Viva( Música de Chico Buarque composta nos anos de ditadura) que pode ser usada em formato de vídeo e música  para a captação das emoções dos rotos das pessoas presentes nos festivais . Além da construção musical feita por Chico Buarque que pode ser interpretada junto com os textos históricos sobre a ditadura militar.

      
               A sincronia entre as artes e a história pode ser uma nova metodologia em sala de aula. Aqui no blog serão postadas outras formas de trabalhar elementos da nossa historiografia com tecnologia diversas.  

Xero