Escola________________________________________
nome:_____________________________nº______sala:______
Atividade de Reflexão
Texto 01
Que País É Esse
Legião Urbana
Composição:
Renato Russo
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? No Amazonas, no Araguaia iá, iá, Na Baixada Fluminense Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz Na morte eu descanso, mas o Sangue anda solto Manchando os papéis, documentos fiéis Ao descanso do patrão Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Terceiro mundo, se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar rico Vamos faturar um milhão Quando vendermos todas as almas Dos nossos índios num leilão Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse?
Texto 02
As lutas da Coluna Prestes
Somos
contra: os impostos exorbitantes, a incompetência administrativa , a falta de justiça , a
mentira do voto...
Somos
a favor: do ensino primário gratuito, da liberdade de pensamento, da reforma
eleitoral e do fisco...
In. Darcy Ribeiro .aos trancos e barrancos .RJ 1985
Usando os textos acima elabore um texto
que demonstre as diferenças e igualdades na condição social e política que o
Brasil se encontrava no início do
século XX , fazendo um paralelo com os dias atuais .
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terça-feira, 10 de julho de 2012
Atividade -Tenentismo
sexta-feira, 8 de junho de 2012
segunda-feira, 7 de maio de 2012
História Antiga(Fenícios,Hebreus, Grécia)
01.Relaciona-se
aos fenícios na Antigüidade, EXCETO:
a)
o comércio como principal atividade econômica.
b)
a invenção do alfabeto fonético.
c)
a organização política em cidades-Estado.
d)
o estabelecimento de colônias no Mediterrâneo.
e)
o dualismo religioso, baseado no culto aos deuses Ahriman e Aura Mazda.
02. Dentre
os povos da Antigüidade Oriental, um se destacou como de exímios navegadores e
excelentes comerciantes. Eram os fenícios, cuja principal contribuição legada
às civilizações posteriores foi o (a):
a) alfabeto fonético.
b) organização estatal centralizada.
c) formação de um exército e de uma marinha de guerra profissionais.
d) religião monoteísta.
e) organização política democrática.
a) alfabeto fonético.
b) organização estatal centralizada.
c) formação de um exército e de uma marinha de guerra profissionais.
d) religião monoteísta.
e) organização política democrática.
03. Os
hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A
respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
04.A Civilização Ocidental tem na Grécia antiga uma de suas fontes
mais ricas. Um dos seus legados mais expressivos foi o termo e a noção de
DEMOCRACIA. A respeito da prática da democracia entre os gregos da antiguidade,
é correto afirmar:
(01) Na democracia ateniense, participavam com plenos direitos políticos apenas os "cidadãos".
(02) Havia um grande número de indivíduos que não eram considerados "cidadãos" e, por conseguinte, não tinham os mesmos direitos que eles.
(04) Entre os que eram atingidos pela restrição dos direitos políticos figuravam os metecos (estrangeiros) em Atenas.
(08) Os escravos, recrutados entre populações livres endividadas ou tomados como presas de guerra, não gozavam de direitos políticos.
(01) Na democracia ateniense, participavam com plenos direitos políticos apenas os "cidadãos".
(02) Havia um grande número de indivíduos que não eram considerados "cidadãos" e, por conseguinte, não tinham os mesmos direitos que eles.
(04) Entre os que eram atingidos pela restrição dos direitos políticos figuravam os metecos (estrangeiros) em Atenas.
(08) Os escravos, recrutados entre populações livres endividadas ou tomados como presas de guerra, não gozavam de direitos políticos.
05. Toda
a educação tendia a fazer do menino um soldado. Passava o tempo sob as ordens
de um monitor, fazendo ginástica e correndo no campo, dormia no chão e era
obrigado a roubar uma parte do que necessitava para viver. Cidadão aos trinta
anos, permanecia arregimentado. À noite jantava com os que deviam ser, na
guerra, os seus companheiros de tenda." O texto refere-se aos
a) fenícios.
b) espartanos.
c) romanos.
d) atenienses.
e) macedônios.
a) fenícios.
b) espartanos.
c) romanos.
d) atenienses.
e) macedônios.
06. Sobre
a religião grega, é correto afirmar que:
(01) Baseava-se em dogmas rigorosos e seus fiéis deveriam crer em verdades absolutas.
(02) Cada cidade-Estado tinha sua divindade protetora.
(04) Heróis como Perseu, Jasão, Édipo e Hércules eram divinizados.
(08) As orações dirigidas aos deuses imploravam principalmente a salvação da alma dos homens. (16) As aventuras dos deuses e heróis são narradas em um conjunto de mitos, o qual se denomina "Mitologia Grega". Soma = ( )
(01) Baseava-se em dogmas rigorosos e seus fiéis deveriam crer em verdades absolutas.
(02) Cada cidade-Estado tinha sua divindade protetora.
(04) Heróis como Perseu, Jasão, Édipo e Hércules eram divinizados.
(08) As orações dirigidas aos deuses imploravam principalmente a salvação da alma dos homens. (16) As aventuras dos deuses e heróis são narradas em um conjunto de mitos, o qual se denomina "Mitologia Grega". Soma = ( )
07. Como
característica do HELENISMO, podemos assinalar corretamente:
a) a propagação da cultura grega durante o "período de ouro", século V a.C.
b) a incorporação da cultura grega pelos romanos, apesar da conquista da Grécia e da escravização dos gregos.
c) a expansão da cultura grega pelo ocidente europeu após as conquistas de Alexandre, o Grande.
d) a fusão da cultura grega com a cultura oriental, favorecendo o progresso, ao mesmo tempo, das ciências exatas e do misticismo.
a) a propagação da cultura grega durante o "período de ouro", século V a.C.
b) a incorporação da cultura grega pelos romanos, apesar da conquista da Grécia e da escravização dos gregos.
c) a expansão da cultura grega pelo ocidente europeu após as conquistas de Alexandre, o Grande.
d) a fusão da cultura grega com a cultura oriental, favorecendo o progresso, ao mesmo tempo, das ciências exatas e do misticismo.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
História Antiga
01. A religião muçulmana, que contribuiu para
unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de
sua expansão,
a) Inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos
reuniam-se em assembléia proporcional.
b) Pregava o politeísmo na medida em
que reconhecia a adoração de vários deuses.
c) Retirava sua orientação dos
textos considerados sagrados, contidos no Corão.
d) Reconhecia em Maomé o único e
verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
e) Tinha como seu mais
importante centro espiritual a cidade de Bagdá.
02. (FAAP) O Império Islâmico, que dominou
grande parte do mundo medieval, chegou a alcançar um notável desenvolvimento
científico. Para que isso acontecesse, muito contribuíram os conhecimentos que
sobreviveram de uma civilização anterior. Que civilização foi essa?
a) Germânica
b) Babilônica
c) Grega
d) Romana
e) Egípcia
03. A pregação de Maomé fez-se inicialmente em
Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o
comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
a) Destruir o predomínio
comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
b) Promover uma aliança entre as cidades
árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam
o desenvolvimento comercial.
c)Estabelecer uma doutrina sincrética,
que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto,
como por cristãos e principalmente judeus.
d)Desenvolver uma doutrina que promovesse
a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para
superação das grandes dificuldades dos árabes.
e) Criar condições
para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos
beduínos, marginalizados no deserto.
04. (OSEC) A Hégira
assinala:
a) um marco histórico para o início do calendário judaico;
b)
a reunificação do império Romano sob Justiniano;
c)
a fuga de Maomé de Meca para Medina;
d)
o domínio dos navegantes escandinavos sobre os mares Báltico e do Norte;
e)
a tomada de Constantinopla pelos turcos.
05. (FUVEST) A rivalidade entre Meca e Iatreb era:
a)
econômica e política
b)
política e religiosa
c)
econômica e religiosa
d)
religiosa e cultural
e)
econômica e cultural
06.Leia as afirmações
abaixo sobre o Alcorão;
I. O Alcorão foi escrito por Alá e contém as bases da religião islâmica.
II. Pode se dizer que o Alcorão é um documento histórico, pois traz informações sobre a formação do islamismo.
III. Há nas páginas do Alcorão um claro incentivo aos ataques de homens-bomba.
Estão corretas:
a) Somente a I está correta.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a III está correta.
d) Somente a I e II estão corretas.
e) Todas estão corretas.
I. O Alcorão foi escrito por Alá e contém as bases da religião islâmica.
II. Pode se dizer que o Alcorão é um documento histórico, pois traz informações sobre a formação do islamismo.
III. Há nas páginas do Alcorão um claro incentivo aos ataques de homens-bomba.
Estão corretas:
a) Somente a I está correta.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a III está correta.
d) Somente a I e II estão corretas.
e) Todas estão corretas.
07.Sobre o território onde surgiu o islamismo, marque a
alternativa CERTA:
a) O islamismo surgiu na Arábia, região marcada pelas várias inundações do rio Nilo.
b) O islamismo teve origem em Portugal, após a expansão do povo do Oriente.
c) O islamismo surgiu na Arábia e lá permaneceu isolado até pouco tempo atrás.
d) O islamismo surgiu na Pérsia, sendo seus seguidores perseguidos pelos romanos.
e) O islamismo surgiu na Arábia, uma região com clima seco e grandes desertos. 08.“Maomé foi o fundador do ___(1)___, religião ____(2)____ que crê em ___(3)____."
Completam corretamente os espaços (1), (2) e (3), respectivamente:
a) (1) islamismo, (2) politeísta, (3) Cristo;
b) (1) cristianismo, (2) monoteísta, (3) Alá;
c) (1) islamismo, (2) monoteísta, (3) Alá;
d) (1) judaísmo, (2) politeísta, (3) Alá;
e) (1) islamismo, (2) monoteísta, (3) Cristo;
a) O islamismo surgiu na Arábia, região marcada pelas várias inundações do rio Nilo.
b) O islamismo teve origem em Portugal, após a expansão do povo do Oriente.
c) O islamismo surgiu na Arábia e lá permaneceu isolado até pouco tempo atrás.
d) O islamismo surgiu na Pérsia, sendo seus seguidores perseguidos pelos romanos.
e) O islamismo surgiu na Arábia, uma região com clima seco e grandes desertos. 08.“Maomé foi o fundador do ___(1)___, religião ____(2)____ que crê em ___(3)____."
Completam corretamente os espaços (1), (2) e (3), respectivamente:
a) (1) islamismo, (2) politeísta, (3) Cristo;
b) (1) cristianismo, (2) monoteísta, (3) Alá;
c) (1) islamismo, (2) monoteísta, (3) Alá;
d) (1) judaísmo, (2) politeísta, (3) Alá;
e) (1) islamismo, (2) monoteísta, (3) Cristo;
09) Qual das alternativas abaixo NÃO é um dos pilares do
islamismo:
a) Declaração de fé em Alá;
b) Oração diária;
c) A peregrinação à Meca;
d) A prática do jejum religioso;
e) O culto às imagens de Maomé;
a) Declaração de fé em Alá;
b) Oração diária;
c) A peregrinação à Meca;
d) A prática do jejum religioso;
e) O culto às imagens de Maomé;
sexta-feira, 27 de abril de 2012
O Brasil e as Minas
01.Sobre a descoberta do ouro nas Minas
Gerais, podemos afirmar EXCETO:
a) ainda no século XVI, foram feitas as primeiras descobertas de ouro no Brasil;
b) foi estabelecido o Regimento das Minas para controlar a exploração do ouro;
c) o ouro atraiu vários tipos de pessoas e de todos os lugares para a região, favorecendo o surgimento de cidades;
d) entre os impostos sobre o ouro, o Quinto era a entrega de 20% do ouro encontrado à Coroa;
e) o comércio não se desenvolveu com a mineração;
02.A riqueza produzida pela mineração trouxe poucos benefícios de caráter permanente à economia luso-brasileira, porque:
a) a rígida estrutura escravista da zona do ouro não permitiu alforrias e mobilidade social.
b) o mercado interno não se desenvolveu mantendo-se a situação de ilhas econômicas.
c) o contrabando e a voracidade do fisco português não podem ser considerados fatores que colaboraram para este resultado.
d) a região não atraiu mão-de-obra da metrópole, ocorrendo um povoamento disperso e pouca vida urbana.
e) a dependência econômica de Portugal, em relação à Inglaterra configurada no Tratado de Methuen, transferiu para este país grande parte do ouro explorado.
a) ainda no século XVI, foram feitas as primeiras descobertas de ouro no Brasil;
b) foi estabelecido o Regimento das Minas para controlar a exploração do ouro;
c) o ouro atraiu vários tipos de pessoas e de todos os lugares para a região, favorecendo o surgimento de cidades;
d) entre os impostos sobre o ouro, o Quinto era a entrega de 20% do ouro encontrado à Coroa;
e) o comércio não se desenvolveu com a mineração;
02.A riqueza produzida pela mineração trouxe poucos benefícios de caráter permanente à economia luso-brasileira, porque:
a) a rígida estrutura escravista da zona do ouro não permitiu alforrias e mobilidade social.
b) o mercado interno não se desenvolveu mantendo-se a situação de ilhas econômicas.
c) o contrabando e a voracidade do fisco português não podem ser considerados fatores que colaboraram para este resultado.
d) a região não atraiu mão-de-obra da metrópole, ocorrendo um povoamento disperso e pouca vida urbana.
e) a dependência econômica de Portugal, em relação à Inglaterra configurada no Tratado de Methuen, transferiu para este país grande parte do ouro explorado.
03.Considerando a economia Colonial e
Imperial no Brasil, a mão-de-obra escrava negra esteve MENOS presente nos
trabalhos:
a) das atividades dos cafezais fluminenses (Rio de Janeiro).
b) do ciclo do ouro ou da mineração.
c) do ciclo do gado ou pecuária nordestina.
d) do ciclo do açúcar ou açucareiro.
e) do pequeno ciclo dos diamantes, paralelo ao ciclo da mineração.
a) das atividades dos cafezais fluminenses (Rio de Janeiro).
b) do ciclo do ouro ou da mineração.
c) do ciclo do gado ou pecuária nordestina.
d) do ciclo do açúcar ou açucareiro.
e) do pequeno ciclo dos diamantes, paralelo ao ciclo da mineração.
04.No século XVIII,
teve início a exploração da região mineradora no Brasil, provocando
transformações importantes na economia colonial, tais como o(a)
a) desenvolvimento de um intenso mercado interno na colônia, dinamizado por comerciantes e tropeiros atraídos pela chance de enriquecimento.
b) criação de um grande centro produtor de manufaturas, na zona aurífera, o qual fornecia produtos para o consumo das outras capitanias.
c) valorização da moeda local, possibilitando, à Coroa portuguesa, obter um grande aumento da arrecadação tributária que pesava sobre a colônia.
d) investimento de capitais estrangeiros na atividade agroexportadora açucareira, para fazer frente ao rápido processo de crescimento da mineração.
05. (FATEC) Bandeiras eram:
a) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;
c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas;
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;
e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.
06. Entre as medidas pombalinas para o Brasil destacamos, exceto:
a) a expulsão dos jesuítas;
b) a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro;
c) a extinção do Estado do Maranhão;
d) o estabelecimento da Inquisição na Bahia;
e) a criação do Diretório dos Índios.
a) desenvolvimento de um intenso mercado interno na colônia, dinamizado por comerciantes e tropeiros atraídos pela chance de enriquecimento.
b) criação de um grande centro produtor de manufaturas, na zona aurífera, o qual fornecia produtos para o consumo das outras capitanias.
c) valorização da moeda local, possibilitando, à Coroa portuguesa, obter um grande aumento da arrecadação tributária que pesava sobre a colônia.
d) investimento de capitais estrangeiros na atividade agroexportadora açucareira, para fazer frente ao rápido processo de crescimento da mineração.
05. (FATEC) Bandeiras eram:
a) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;
c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas;
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;
e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.
06. Entre as medidas pombalinas para o Brasil destacamos, exceto:
a) a expulsão dos jesuítas;
b) a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro;
c) a extinção do Estado do Maranhão;
d) o estabelecimento da Inquisição na Bahia;
e) a criação do Diretório dos Índios.
07. A
Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas
primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como
a) movimentos isolados em defesa de idéias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos.
b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política.
c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam aspectos da política econômica de dominação do governo português.
d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.
08.O termo Nativismo é utilizado pelos historiadores para designar revoltas ou movimentos de resistência contra a dominação portuguesa . São movimentos nativistas ocorridos no Brasil:
a) Mascates, Emboabas, Revolta de Beckman.
b) Guerra dos Bárbaros, Mascates.
c) Revolução de 1817, Confederação do Equador.
d) Revolução Praeira, Canudos, Quilombo dos Palmares.
e) Confederação dos Tamoios, Guerra dos Bárbaros.
a) movimentos isolados em defesa de idéias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos.
b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política.
c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam aspectos da política econômica de dominação do governo português.
d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.
08.O termo Nativismo é utilizado pelos historiadores para designar revoltas ou movimentos de resistência contra a dominação portuguesa . São movimentos nativistas ocorridos no Brasil:
a) Mascates, Emboabas, Revolta de Beckman.
b) Guerra dos Bárbaros, Mascates.
c) Revolução de 1817, Confederação do Equador.
d) Revolução Praeira, Canudos, Quilombo dos Palmares.
e) Confederação dos Tamoios, Guerra dos Bárbaros.
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