segunda-feira, 24 de junho de 2013

Primeira Guerra Mundial em Quadrinhos


                Vasculhando na net encontrei esse material  bem engraçado falando sobre a Primeira Guerra Mundial que pode ajudar na elaboração de aulas sobre o assunto. 
    ** Não encontrei a fonte  dos quadrinhos ... Quem souber quem criou pode comentar aqui tbm... 




quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dicas: Como retirar Virus do Pen-drive e uma Vacina

Oi !
               Quem nunca passou  pela raiva de infectar o Pen drive( na maioria das vezes nos PC's da escola) e achar que perdeu todas as provas , fichas de notas e anotações escolares ? 
                   Gente ! já passei muito por isso ... e cheguei a pagar 20 ,25 reais para o técnico tirar o vírus do Pen drive. No entanto deixei essa vida para la´! e pesquisando na "Grande Rede" encontrei algumas opções para acabar o problema . E esse vídeo me ajudou muito !!! ele mostra como retirar o vírus (RECYCLER ) e ainda nos ensina uma vacina para nunca mais sofrermos com isso !!


Espero que possa ajudar vocês  também  !!!








sábado, 25 de maio de 2013

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Música e História -Ditadura Militar

                  A utilização de músicas em sala de aula é um recurso bastante proveitoso para compreensão e aprendizagem dos alunos. Com o tema " A Ditadura Militar " podemos apresentar aos nossos alunos, como a música e história andam juntas, ou seja, as construções musicais também fazem parte da construção histórica. Um exemplo é Roda  Viva( Música de Chico Buarque composta nos anos de ditadura) que pode ser usada em formato de vídeo e música  para a captação das emoções dos rotos das pessoas presentes nos festivais . Além da construção musical feita por Chico Buarque que pode ser interpretada junto com os textos históricos sobre a ditadura militar.

      
               A sincronia entre as artes e a história pode ser uma nova metodologia em sala de aula. Aqui no blog serão postadas outras formas de trabalhar elementos da nossa historiografia com tecnologia diversas.  

Xero

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fim da Monarquia no Brasil



Navio Negreiro 



 Chegada de imigrantes europeus 


















01.Leia o poema abaixo e, a seguir, responda: "Itália, bela, mostre-se gentil e os filhos seus não a abandonarão, senão, vão todos para o Brasil, e não se lembrarão de retornar. Aqui mesmo ter-se-ia no que trabalhar sem ser preciso para a América emigrar... ...A todo momento se ouve dizer eu vou lá onde existe a colheita do café." (Citado em Zuleika Alvim, BRAVA GENTE! OS ITALIANOS EM SÃO PAULO, 1986)
a) Quais os motivos da vinda de imigrantes italianos para o Brasil sugeridos pelo poema?


b) Por que o sonho de "fazer a América" não se concretizou para muitos italianos?



02.As palavras a seguir foram ditas por um diplomata inglês, no século passado: "Nossas colônias não têm mais escravos. Por que outras áreas tropicais haverão de ter? Estamos montando negócios na África. Por que continuar com o tráfico negreiro, que tira nossa mão de obra de lá? Além disso, nem a servidão nem a escravidão cabem mais no mundo de hoje. Viva o trabalho assalariado! E que os salários sejam gastos na compra das nossas mercadorias."
a) De acordo com esse diplomata, que interesses teria a Inglaterra em acabar com o tráfico de escravos e com a escravidão?


b) No Brasil, que outros motivos levaram à abolição da escravidão?


03.No século XIX, a imigração européia para o Brasil foi um processo ligado:
a) a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão-de-obra.
b) a uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão-de-obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.
c) às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque.
d) à política do partido liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.
e) à política oficial de povoamento baseada nos contratos de parceria como forma de estabelecer mão-de-obra assalariada nas áreas de agricultura de subsistência e de exportação.

04.Sobre o fim da escravidão no Brasil, diferencie a ação do Estado da ação dos escravos e dos abolicionistas.
"Quando, na madrugada de 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs Pedro II, ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada do Marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da República para que por ela passassem os republicanos carregando um novo rei: o café de São Paulo." (Adaptado de I. R. Mattos, HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO)
a) De que maneira se explica o isolamento político de Pedro II?


b) Por que o texto afirma que, na República recém-proclamada, o café se tornava um "novo rei"?

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


                 Projeto de intervenção “O Negro como Sujeito Histórico”

3º ano do Ensino Médio                    Disciplina: História            Turno: Manhã

domingo, 16 de dezembro de 2012

Fim do Império Romano - Questões


01.   O que é o cristianismo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.Sobre a imagem a baixo responda.

a) O que a imagem está representando?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quem está sendo representado na imagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. (FUVEST) A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana. Indique e comente dois traços.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.A religião romana era essencialmente politeísta, e o culto ao imperador era de grande significado pelo fator da unidade que representava. Durante um período determinado, teve início o questionamento dessa ideia.  Esse grupo que não reconhecia a divindade do Imperador eram:
a) bárbaros invasores.
b) primeiros cristãos.
c) bons espíritos familiares.
d) escravos e estrangeiros.
e) judeus vindos da Palestina.
Parte inferior do formulário

05.Sobre os povos germânicos responda .
 a)O que são povos germânicos ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Cite nomes de povos germânicos ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Qual a importância dos povos germânicos para o fim do império romano.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________